Manter uma dieta rica em fibras é uma das formas mais eficazes de promover o bom funcionamento do intestino e prevenir uma série de doenças relacionadas ao aparelho digestivo e outras doenças. De acordo com nosso proctologista, Dr. Emerson Nogueira Prado, as fibras alimentares são verdadeiras aliadas da saúde intestinal e do organismo como um todo.
O que são as fibras alimentares
As fibras são carboidratos complexos de origem vegetal presentes em frutas, verduras, legumes, grãos e oleaginosas.
Embora não sejam digeridas, elas têm papel importantíssimo no processo digestivo e na proteção do nosso organismo pois a digestão das fibras pelas bactérias da nossa microbióta intestinal forma substâncias químicas que ajudam na vitalidade da mucosa intestinal e outros órgãos à distância. Além disto, as fibras podem reduzir a absorção da glicose e do colesterol pelo intestino delgado e proteger contra possíveis substâncias cancerígenas ingeridas.
Tipos de fibras
• Fibras solúveis que formam um gel em contato com a água, ajudando a controlar os níveis de glicose e colesterol. Estão presentes na aveia, maçã, cenoura e leguminosas.
• Fibras insolúveis: que aceleram o trânsito intestinal e previnem a prisão de ventre. São encontradas em alimentos como farelo de trigo, arroz integral, couve, alface e também em leguminosas
Por que as fibras são importantes para o intestino?
. O consumo regular de fibras é fundamental para a saúde do intestino e pode prevenir ou ajudar no tratamento de diversas doenças, como hemorróidas, fissuras anais , câncer do cólon, diabetes e aumento do colesterol
Melhora o intestino preso aumentando o volume e maciez das fezes o que facilita a evacuação.
• Reduz o risco de hemorróidas e fissuras pois diminui o esforço durante as evacuações e o trauma das fezes sobre o canal anal
• Fortalece a microbiota intestinal pois como já foi dito, as fibras alimentam as bactérias benéficas .
• Ajuda no controle do peso aumentando saciedade devido à uma redução no esvaziamento do estômago
Saiba como incluir mais fibras na alimentação e prevenir doenças
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir de 25 a 30 gramas de fibras por dia. Para alcançar essa quantidade, siga algumas dicas práticas:
• Prefira alimentos como frutas, verduras, legumes, sementes e as oleaginosas
• Acrescente sementes (como chia e linhaça) em sucos, iogurtes e saladas.
• Beba bastante água, pois as fibras precisam de hidratação para agir corretamente. São 35 ml de água para cada quilo de peso corporal.
Uma dieta rica em fibras, aliada a exercícios físicos é fundamental para prevenir doenças e manter o equilíbrio do organismo.
Quer saber mais sobre saúde intestinal? Agende sua consulta com o Dr. Emerson Pereira Prado, especialista em proctologia e saúde do aparelho digestivo, aqui na clínica.