Blog

Sangramento anal: diagnóstico e tratamento

Entenda como o proctologista investiga as causas do sangramento anal e quais são as opções de tratamento mais indicadas para cada paciente.


O sangramento anal é um sintoma que gera preocupação e insegurança. Embora muitas vezes esteja associado a condições benignas, como hemorróidas e fissuras anais, também pode estar relacionado a doenças mais sérias, como pólipos e até câncer colorretal. Por isso, a avaliação com um proctologista é fundamental.
A primeira etapa no diagnóstico é a consulta clínica detalhada, onde o médico investiga os sintomas, histórico do paciente e hábitos de alimentação e atividade física. Em seguida, são realizados exames específicos, como o exame proctológico, com inspeção anal, toque retal , anuscopia e retossigmoidoscopia. Quando não se identifica uma fonte do sangramento , a colonoscopia é solicitada. Essa abordagem cuidadosa permite identificar a origem do sangramento com segurança.

As causas mais comuns incluem:

  • Hemorróidas, que provocam sangramento durante ou após as evacuações , na superfície das fezes ou aos pingos e geralmente sem dor anal. Sangramento misturado com as fezes devem ter atenção maior.
  • Fissura anal, também tem sangramento anal durante evacuações
    porém há dor intensa.
  • Doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn que têm sangramento anal acompanhado de diarréia, catarro nas fezes, dor abdominal e vontade de evacuar várias vezes ao dia
  • Pólipos ou tumores de intestino grosso e reto que podem apresentar sangue e catarro misturado com as fezes, alteração da frequência de evacuações e dor abdominal. É necessário diagnóstico precoce para um
    tratamento eficaz.

O tratamento varia de acordo com a causa identificada. Em casos simples, mudanças na dieta, uso de fibras, hidratação adequada e medicamentos locais e atividade física resolvem o problema. Já quando necessário, o proctologista pode indicar procedimentos ambulatoriais ou até cirurgia, sempre visando segurança e conforto ao paciente. É importante reforçar que nem todo sangramento anal é grave, mas ignorar os
sintomas pode trazer riscos. Um diagnóstico precoce garante tratamentos menos invasivos e melhores resultados.
Aqui na Clínica Pereira Prado, o Dr. Emerson, especialista em proctologia, oferece uma avaliação completa, com tecnologia e experiência para identificar a causa do sangramento e indicar a melhor forma de tratamento, sempre de acordo com o grau de sintomas e gravidade do problema.
Agendar uma consulta é o primeiro passo para cuidar da saúde intestinal com tranquilidade e segurança.

Especialidades

Blog

Agende sua consulta

Escolha o melhor horário para seu atendimento e nos permita cuidar da sua saúde!